Sobre Nós

Victor Nicolino Faria é formado em Psicologia pela PUC-SP, sendo Bacharel em Psicologia pela mesma instituição.

Ao longo de sua formação estudou as contribuições da Análise do Comportamento na área da Educação, fazendo uma revisão bibliográfica do que foi publicado em periódicos nacionais no período compreendido entre 1961 e 2006. Na área da Educação Especial/Inclusão, realizou uma revisão bibliográfica sobre artigos referentes a esse tema publicados no periódico americano Journal of Applied Behavior Analysis (JABA), no período compreendido entre 2001 e 2008. Outra pesquisa realizada na área da Educação Especial/Inclusão foi uma revisão bibliográfica de artigos sobre autismo publicados no periódico Journal of Applied Behavior Analysis (JABA),  no período compreendido entre 1961 e 2010.

Um trabalho interessante realizado por Victor foi em escola particular da cidade de São Paulo, onde um trabalho lúdico foi desenvolvido para promover interações sociais entre os colegas e criança autista em uma sala de aula de inclusão. Os resultados evidenciaram que as interações sociais aumentaram após a atividade lúdica. Um segundo trabalho desenvolvido foi um projeto de inclusão para uma criança diagnosticada com Asperger, tendo como foco desenvolver habilidades acadêmicas e sociais. Ao longo de um ano de trabalho os objetivos foram alcançados, proporcionando a essa criança uma inclusão efetiva dentro da dinâmica escolar.

Outro foco de interesse é a área clínica. Participou de grupo de pesquisa na USP ao lado de renomados profissionais da área clínica, colaborando na construção e análise de um banco de dados que tinha como objetivo conhecer o que terapeutas comportamentais brasileiros fazem em seus atendimentos, verificando a existência de regularidades ao se combinar os resultados encontrados em diferentes estudos sobre o processo terapêutico.

Na prática clínica, trabalha com crianças que sofreram perdas graves (como morte de um dos pais em situações de violência urbana), desenvolvendo instrumentos de avaliação e facilitação para que as crianças consigam lidar com essas perdas. Na terapia com adultos promove atendimento individual e em grupo, utilizando diversas técnicas para facilitar o processo terapêutico de cada pessoa, respeitando suas singularidades. Atende também pessoas com transtornos psiquiátricos (depressão, transtorno do pânico, etc.), realizando trabalho terapêutico tanto com o paciente como com os familiares envolvidos no cuidado diário.

Victor  é colunista do portal RedePsi, onde publica artigos sobre a prática clínica e outros assuntos relevantes para a sociedade.  No Blog Super Mãe é responsável pela coluna Psicólogo Responde, onde esclarece dúvidas dos leitores sobre temas relacionados a família e Psicologia 

Na área acadêmica, Victor foi convidado para dar aulas sobre temas referentes a sua história profissional na PUC-SP, campi Barueri e Monte Alegre; foi co-orientador de duas pesquisas de Iniciação Científica referentes a análises históricas na PUC-SP; autor de artigos acadêmicos em renomados periódicos nacionais e internacionais, sendo também autor e co-autor de capítulos de livros; além de ser fundador do Grupo de Estudos em Educação e Desenvolvimento Atípico (GEEDA).

 

Victor Nicolino Faria - CRP 06/98407

Unidade I: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2121 cj. 22

Unidade II: Avenida Rouxinol, 55 cj. 303
(11) 99623-6496 victor.nicolino@hotmail.com
EPCO - Equipe Psicológica Cândido de Oliveira